Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF acolhe multiparentalidade

Sobre a igualdade entre paternidade biológica e socioafetiva

há 7 anos

O STF, em Repercussão Geral 622, relator ministro Luiz Fux, se manifestou sobre a eventual “prevalência da paternidade socioafetiva em detrimento da paternidade biológica”.

O STF defendeu a coexistência de ambas as parentalidades. O entendimento está baseado nas relações interpessoais característica do âmbito familiar, as quais o direito deve acompanhar.

A tese aprovada tem o seguinte teor: “A paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro público, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios”.

Ou seja, o que há tempo é defendido em âmbito doutrinário agora também o é pela Suprema Corte, possibilitando a cumulação de uma paternidade socioafetiva com uma paternidade biológica, admitindo, com isso, a possibilidade da existência jurídica de dois pais.

Podemos dizer que o STF acolheu, dessa forma, o reconhecimento da multiparentalidade. Essa decisão, consequentemente, traz algumas possibilidades jurídicas ao ordenamento brasileiro como o reconhecimento da afetividade jurídica, a igualdade de hierarquia entre os vínculos biológicos e afetivos e a possibilidade jurídica da multiparentalidade.

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações648
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-acolhe-multiparentalidade/450338449

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)