Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mudança de nome

Possibilidade de alteração do registro civil

há 7 anos


O nome civil é um direito fundamental, parte dos direitos da personalidade do indivíduo, intrinsecamente relacionado à dignidade da pessoa humana. Simultaneamente, é um direito social e individual.

Embora no aspecto privado seja comum as pessoas mudarem seus nomes de acordo com as suas vivências, ainda existe uma visão conservadora quanto a modificação do nome no registro público. Esse fato decorre do princípio da imutabilidade do nome civil.

Mesmo com a aparente imutabilidade, a própria lei de registros publicos prevê algumas exceções como a adoção, o erro gráfico, o programa de proteção a testemunha, o nome vexatório, a homonímia, o casamento, o divórcio e a substituição por apelidos públicos notórios. Por isso, a imutabilidade não é absoluta.

O meio para obter a alteração é Judicial, através da ação de retificação do nome civil. Essa ação também está sendo utilizada para os casos de transgêneros que buscam a compatibilidade do nome com o gênero com o qual se identificam.

O Superior Tribunal de Justiça já se manifestou sobre o assunto algumas vezes, ressaltando alguns entendimentos, tais como:

· Possibilidade de alteração do nome civil após aquisição de dupla cidadania;

· Retificação do sobrenome dos filhos em razão do divórcio;

· Exclusão do sobrenome paterno em razão do abandono do genitor;

· Inclusão do patronímico do companheiro na constância da união estável.

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações175
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mudanca-de-nome/476972266

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Retificação de Registro Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)