Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

STF decide que prisão simples por violência contra mulher não pode virar restritiva de direito

há 6 anos

A 1ª turma do STF negou Habeas Corpus para homem condenado a 20 dias em regime aberto por contravenção penal por dar tapa e chute na ex-companheira. A ministra Rosa Weber foi a relatora da decisão, acompanhada pela maioria da 1ª Turma.

No caso, a ex-companheira foi agredida com tapa e chute ao comparecer no local de trabalho do réu para falar sobre pensão alimentícia.

A defesa do réu pediu a substituição da prisão simples por restritiva de direitos. A substituição havia sido deferida pelo TJMS, revertida no STJ, no qual a jurisprudência é no sentido de que quando trata-se de violência doméstica contra a mulher não é cabível a substituição.

Para a Ministra o art. 41 da lei Maria da Penha impede a conversão da pena privativa de liberdade em restritiva de direito em todo e qualquer caso de prática delituosa que envolva violência doméstica e familiar contra a mulher.

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações316
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-prisao-simples-por-violencia-contra-mulher-nao-pode-virar-restritiva-de-direito/516179044

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)