Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Bolsonaro perde ação contra Editora O Dia pela utilização de charge com sua imagem

há 6 anos

O deputado federal Jair Bolsonaro perdeu, em segunda instância, a ação indenizatória por danos morais que moveu contra a Editora O Dia.

No caso, a Editora publicou uma charge na qual utilizou a imagem do político em associação ao atentado terrorista ocorrido nos Estados Unidos em um a boate LGBT.

A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio manteve a condenação do parlamentar ao pagamento de despesas processuais e honorários advocatícios de 10 por cento sobre o valor atualizado da causa.

Bolsonaro alegara que a imagem exibida pelo veículo, no dia 13 de junho de 2016, foi feita de forma caluniosa e excedia os direitos de liberdade de expressão. Ele pediu R$ 30 mil de indenização.

Todavia, a desembargadora relatora Marcia Ferreira Alvarenga ara Cível decidiu que:

“ Com relação à utilização da imagem do autor na charge satírica, ela não se apresenta desarrazoada ou desconectada da realidade, porque é fato público e notório que o mesmo tem posições políticas marcadamente conservadoras e, sobre esta questão, já se pronunciou diversas vezes como um cidadão que reprova as políticas públicas favoráveis a esta parcela específica da população. Sem qualquer juízo de valor sobre tais posições, que são dignas de tutela porque também representam exercício de liberdade de expressão a favor do demandante, não se pode negar que tal político é marcado, e se beneficia politicamente disso, por opiniões contrárias a diversos temas sobre diversidade sexual e de gênero."

Processo nº 0241254-05.2016.8.19.0001

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-perde-acao-contra-editora-o-dia-pela-utilizacao-de-charge-com-sua-imagem/525946423

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)