Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF proíbe o uso de materiais com amianto no país

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o amianto substância cancerígena

há 6 anos

Nesta quarta-feira, 29 de novembro de 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a produção, a comercialização e o uso do amianto tipo crisotila em todo o país.

O amianto é considerado material cancerígeno pela OMS e é utilizado em telhas e caixas d'água. Em função disso, alguns estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, etc.) já proibiam a utilização do material.

Os ministros decidiram pela inconstitucionalidade do artigo da Lei Federal 9.055/1995, que permitia a extração, industrialização, comercialização e a distribuição do uso do amianto na variedade crisotila no País.

A OMS possui dados que mostram ser o amianto a causa de cerca de 107 mil mortes anualmente. Por isso, o material já foi banido em mais de 70 países.

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações329
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-proibe-o-uso-de-materiais-com-amianto-no-pais/526614538

Informações relacionadas

Ministério Público Federal
Notíciashá 6 anos

STF confirma proibição do uso de amianto crisotila em todo o Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)