Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STF autoriza transexual a alterar registro civil sem cirurgia de mudança de sexo

há 6 anos


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade autorizar transexuais e transgêneros a alterarem o nome no registro civil sem a realização de cirurgia de mudança de sexo.

De acordo com a decisão, o interessado poderá se dirigir diretamente a um cartório para solicitar a mudança e não precisará comprovar sua condição ou realizar ato cirúrgico. A autodeclaração será suficiente.

Para a maioria dos ministros (com exceção do Ministro Marco Aurélio), a medida deve ser aplicada aos transgêneros, sem a necessidade de comprovação médica, por tratar-se de medida discriminatória. Ainda não há previsão de quando a será implantado nos cartórios.

De acordo com a defesa do autor “vislumbrar no transexual uma pessoa incapaz de decidir sobre a própria sexualidade somente porque não faz parte do grupo hegemônico de pessoas para as quais a genitália corresponde à exteriorização do gênero vai frontalmente contra o princípio de dignidade humana”, argumentou a defesa.

  • Publicações95
  • Seguidores86
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações284
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-autoriza-transexual-a-alterar-registro-civil-sem-cirurgia-de-mudanca-de-sexo/551506734

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)